quinta-feira, 18 de janeiro de 2007

Porque digo Não!

A pedido de muitas pessoas, vou hoje publicar aqui a minha opinião.
(algumas das informações aqui contidas foram retiradas no site alamedadigital)

Vou apresentar algumas das razões pela qual defendo que no referendo de 11 de Fevereiro de 2007, quando formos confrontados com a questão :
" Concorda com a despenalização de interrupção voluntária da gravidez, se realizada, por opção da mulher, nas primeiras 10 semanas, em estabelecimento de saúde autorizado?"

Eu direi NÃO!

Passo a explicar a minha opinião.

1º- Não acho que se deva referendar algo que já foi referendado em 26-8-1998, e em que a resposta foi claramente NÃO!

2º- A lei vigente (Código Penal - Aprovado por Dec.-Lei nº48/95, de 15-3, e alterado pela Lei n.º 90/97 de 30.7, art. 142º) declara que não é punível as seguintes situações:

- O aborto terapêutico (para remover ou evitar perigo de morte ou de grave lesão para a saúde física ou psíquica da mulher- sem prazo, se for o único meio de remover esses perigos);
-O aborto eugénico (nos casos de inviabilidade do feto, a todo o tempo, e nos casos incuráveis da doença grave ou malformação congénita do nascituro, nas primeiras 24 semanas de gravidez);
-O aborto no caso de violação, nas primeiras 16 semanas.

3º-O facto de se reconhecer o direito ao aborto só a pedido da mulher, ou seja, isso leva a uma irresponsabilização do homem, pelo filho. Como todos sabemos é mais grave porque muitas vezes é o pai da criança que não quer esse filho e que pressiona a mulher abortar. Ou em casos em que o pai até deseja aquele filho e a mãe decidi abortar sem o consultar.

4º- Pensamos que a despenalização do aborto a pedido vai reduzir os abortos clandestinos, mas se olharmos para os paises onde houve liberalização, acontece precisamente o oposto. 1

5º- Não aceito, nem compreendo (peço desculpas) que se defenda muitas vezes o aborto invoncando a má situação económico-social da mulher... E muito menos aceito e compreendo matar uma criança em nome da QUALIDADE DE VIDA... Não serão ambos actos puramente egoístas?! Afinal existem em Portugal mais de 2000 instituições de apoio a mães grávidas e a crianças indesejadas...

6º- O aborto, não é uma questão de consciência de cada um, nem uma questão que só diga respeito à mulher. O que está em causa é a vida de um ser humano, que é inocente e desprotegido, é o elo mais fraco! (Existe quem diga que é um "monte de células", e até têm alguma razão... mas todos nós somos isso... Afinal todos nós continuamos a desenvolver células, desde do momento da fecundação até à morte... Pensa bem...)


7º- Se aceitamos o aborto, como sendo algo que só diz respeito à mulher, às suas convicções e à sua consciência, porque se assim é, não podemos nunca criticar um terrorista. Porque o seu acto só diz respeito a ele, à sua crença e à sua consciência... O aborto é para mim uma forma de terrorismo só que legal...

1-Só para ter conhecimento, nos E.U.A. onde o aborto é legal. Vejamos os números oficiais:
Em 1968 os abortos legais foram de 18.000, em 1970 foram 193.500;
Em 1975 depois de ser legalizado passou para 1.034.200 e atingiu os 1.500.000 em 1979 até hoje, estamos a falar de cerca de 28 abortos por 1000 mulheres de 15 aos 44 anos.
Pior ainda, 82% desses abortos são feitos por mulheres entre os 15 e 29 anos; 80% por mulheres não casadas; 77% dos abortos são feitos nas primeiras 10 semanas.
Os tais casos "dramáticos" que muito gritam bem alto para justificar a liberalização (perigo de morte da mãe, malformações do feto, idade inferior a 15 anos da mãe, violação, etc. Estes casos são só 3%... Então e os outros 97%?!?!

Na Índia o aborto é legal à mais de 25 anos, porém em 1995 foram feitos 900.000 abortos legais e 9.000.000 abortos ilegais....


Achas mesmo que vale a pena votar no SIM?!?

Não me parece...

Uma braçada amiga

P.S Aquela imagem é de um embrião com 10 semanas... Não me parece que seja parecido com um peixe... Ou até mesmo com um macaco... Tem traços de um ser humano...

9 comentários:

Rafeiro Perfumado disse...

Boa sorte com a tua caminhada...

Anónimo disse...

Pinguim aqui vai os meus argumentos pelas palavras sábias do Sr. Antonio Ferreira( crónica desta semana na visão):
" Não sei bem a que se referem os apologiastas do NÃO quando falam em não haver controlo de natalidade...
Será que por causa da despenalização, toda a gente vai deitar fora os métodos de contracepção e desatar a correr para os hospitais a pedir um aborto???? ( claro que não, aliás eu sou apologista de que tem de se incentivar os jovens a usar metodos de contracepção. Não se admite que um jornal diário publique um estudo a dizer que os universitários praticamente não usam preservativo....em que mundo vivemos, não é só a gravidez indesejada é tambem as doenças....)
- terão vocês a noção da violência,física, e psíquica que EM QUALQUER CIRCUNSTÂNCIA representa para a mulher ter de recorrer a IVG?!por vezes dá a noção de que alguns dos partidários do não têm pensam que para nós mulheres isto não passará de uma cirurgia plástica..."

Caso o sim ganhe todos temos de ter a noção que haverá regras, sim para além das que já existem..
E mais os riquinhos que hoje em dia vão para outros paises,para ninguem saber vão continuar a fazer o mesmo,porque não vão querer que se saiba..
As mulheres que realmente têm necessidade de recorrer ao aborto por diversas razões essas sim é que vão benefeciar desta situação em relação a segurarnça,mas vão ficar manchadas pela sociedade hipócrita e retrograda em que vivemos...
Uma beijoka repenicada...
da lili

Rapazsemnome disse...

Oh meus queridos amigos... eu tenho algumas questões a colocar...

Então é a matar que se educa?
Quem será retrogada? as mulheres que pelo prazer de uma bela noite, matam outra pessoa que nao teve culpa? ou aqueles que se recusam a matar um ser humano que nao tem culpa de nada... Será que é com um erro (tirar a vida a uma pessoa) que se emenda outros erros?
Quantas mulheres estão presas?
Nos outros paises ao contrario do que a Lili pensa... aquando da despenalização, o que aconteceu é de aumento considereavélmente o numero de abortos...
E depois como é possivél esta lei que querem aprovar, deixar que seja a mulher e apenas a mulher a decidir a tirar uma vida a um ser que foi consumado por duas pessoas? E os Homens? o que somos nós no meio disto? e ng se lembra de nós?
Para acabar.. existe um partido na Inglanterra que quer levar a referendo a hipotese que se utilize a eutanásia até aos 2 anos de idade... como é isto possivél? È este o caminho que queremos seguir da União Europeia? è sim que vamos deixar de ser um pais subdesenvolvido? Isto é uma bola de neve...Isto caminha a passos largos para deixar de ser um mundo... de pessoas racionais e passa a ser uma selva, onde só sobrevive que têm dinheiro!!!

Isto nao é uma questão politica, religiosa, nem uma luta do Nao e do Sim, mas é uma questão de responsabilidade e civismo!!!

Anónimo disse...

Oh Pinguim... a 7 é mesmo bera!! eu sou totalmente a favor da despenalização do aborto, mas não sou a favor do aborto indiscriminado , sou a favor das mulheres não serem presas por abortarem!! Porque dar à luz uma criança para depois a entregar a instituições a rebentar pelas costuras é maior crime do que abortar!

Mas pronto, esta é a minha opinião... cada um tem a sua!

uma beijoca da Lx

Pinguim Alegre disse...

Caro amigos e conhecidos, neste caso não vou comentar as vossas opiniões, vou apenas ler.
Gosto de saber o que pensam.

Uma braçada amiga

Rapazsemnome disse...

Peço desculpa mas nao posso deixar de comentar uma coisa...

Querida Lx... sabes quantas mulheres estão presas por terem feito um aborto?????

0 é a resposta...
Nao podemos falar do que nao sabemos...

p.s- Já agora...Lx o que TU já fizes-te para ajudar as instituiçoes que tão arrebentar pelas custuras??Vamos pelo mais fácil que é matar...aquilo que não vemos???
Beijos e abraços!

Anónimo disse...

Meu caro rapaz sem nome acusas-me de não ajudar estas instituições (realmente tens razão não devemos falar do que não sabemos)... e tu? Acérrimo defensor do não, depois destas crianças nasceream estás lá, para apoiar as mães, e estas instituições? Também contribuis ou só dizes que és pelo não?

Rapazsemnome disse...

oh minha Querida amiga... pois claro que eu nao posso " cuspir po ar e correr o risco de me cair em cima..." ajuda algumas dessas crianças e até instituiçoes...mas sou apenas um... porque outros...falam falam e nao fazem nada...!!!
Ainda vais a tempo... se kiseres fazer voluntariado..posso te indicar sitios onde tens que te dirigir!
Beijos e abraços!

Anónimo disse...

Ogrigado pela dica, mas conheço vários sitios (por experiencia própria) porque o faço. De qualquer forma, como eu disse anteriormente, cada um tem a sua opinião... não pudemos querer que todos pensem o mesmo. Um abraço Lx.

"Podemos converter alguém pelo que fazemos nunca pelo que escrevemos."

H.P.