quinta-feira, 23 de agosto de 2007

Troca de significados...

É certo que vivemos num tempo em que o mais importante é ser diferente, quer seja na forma como te vestes, na forma como andas, na forma como te relacionas com os outros e até na forma como se fala...

É verdade que a originalidade é de facto importante. Mas nada de abusos!

Mas de tanta originalidade a forma como se fala é aquela que me provoca um profundo ataque de nervos, por ver a facilidade com que nós alteramos o significado das palavras e em especial das palavras "AMAR" e "ADORAR".

Sim, porque hoje em dia temos uma facilidade estúpida de trocar os significados destas palavras.

Senão vejamos:

- Quando namoramos somos capazes de dizer mais depressa "Adoro-te" do que "Amo-te"... Quando na verdade apenas queremos dizer que "gosto muito de ti!" ou que "és especial para mim!"

- Até para a comida... "adoro bolo de chocolate!", quando na verdade não passa de um "aprecio muitoooooo de bolo de chocolate!"

- Etc.

Agora, vou explicar o porquê deste meu ataque de nervos:

(Dicionário Porto Editora)

Adorar - prestar culto à divindade; venerar; amar em extremo.

Amar - ter amor a;gostar muito de; desejar; escolher; apreciar; preferir; estar apaixonado.
É por isto!

Porque por muito que se ame alguém ou algo, nós nunca o(a) iremos venerar...

Uma braçada amiga

8 comentários:

Fá menor disse...

Amigo!
Não podia estar mais de acordo!
Não concordo com o uso indiferenciado destas expressões.
E ainda me atreveria a fazer outra distinção relativamente a adorar que eu diria ser algo diferente de venerar, por ser muito mais do que isso.
Explico:
Deves adorar a Deus e só a Ele. A um Santo ou mesmo a Nossa Senhora tu veneras, não adoras.

Bjs

Fa-

Pinguim Alegre disse...

Fá-, se fossem só os significados das palavras que são trocados...

Bjs

Sandra. disse...

:))

pois gajinho, n são só os significados q são trocados, e n são só trocados, embora eu pense q são mais banalizados, xega se a uma altura em q a confusão é tal q se tomam as medidas/posições erradas...

xinhuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuus pa tu da lua

Pinguim Alegre disse...

Sandra...Tens razão banalizamos demasiado as coisas, quer sejam o significado das palavras, quer sejam gestos, atitudes, etc.
Mas é preciso colocar as coisas no devidos lugares.


Bjs para ti!

Lu disse...

Muito bem visto, sim senhor!!!
:)
Nunca tinha pensado nisso, mas nunca fui de dizer "adoro-te" e o "amo-te" só sai com a certeza absoluta! ;)
Beijinhos

Pinguim Alegre disse...

Olá Luciana!

Bem vinda a este espaço!

Bjs

Unknown disse...

olá, é a primeira vez q vejo teu site, e estou anciosa pra saber o q um pinguim significa pra ti, axei tão engraçado!! o q um pinguim faz? axo tão fofinho um, hauhuhua não eskeçe de me responder heim?!! bjss

Anónimo disse...

oláa quem esta on line agora?

"Podemos converter alguém pelo que fazemos nunca pelo que escrevemos."

H.P.